Ir para a home      
 
Publicidade
Altera o tamanho da fonte:
01/05/2015 16:30:05 - Atualizado em: 06/05/2015 08:23:01
Sem show
Pirapora ficou vazia sem som durante Romaria de São Roque


AMPLIAR FOTO


Às 19h00 de quinta-feira, 30, as ruas centrais de Pirapora do Bom Jesus já estavam vazias. Fazia ainda muito frio e sem qualquer movimento pela primeira vez na história da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, organizada tradicionalmente pelos romeiros da cidade de São Roque.

Uma lei municipal decretada pela prefeitura de Pirapora proibiu qualquer tipo de som em carros e trio elétricos no município acima de 80 decibéis.

A Comissão Organizadora da Romaria, que tem sua saída de São Roque, recebeu um ofício da prefeitura daquela localidade assinada na terça-feira, 28, dois dias antes do evento com informações sobre as normas. Assim, os organizadores cancelaram o show que haveria na cidade durante a noite.

O ofício também informava que o ¨terrenão ou terrão¨ como era conhecido, utilizado para acampamento dos romeiros e que fica na entrada da cidade, está interditado. Segundo a prefeitura, o espaço é de uma companhia de água que resolveu fechar o local e transformá-lo futuramente em um parque.

Desta forma, após a chegada da Romaria em Pirapora nesta quinta, não houve qualquer movimentação.

Alguns romeiros passaram a noite em hotéis e pousadas, ou mesmo em chácaras e casas de amigos. Outra parte e também o público que acompanha a romaria voltaram para São Roque.

Veja a notícia sobre o oficio

Um comunicado divulgado no início da noite desta quarta-feira, 29, de responsabilidade da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge com saída de São Roque e chegada em Pirapora do Bom Jesus, informou o cancelamento do show do cantor Lucas Bettar que seria realizado na noite desta quinta-feira, 30, em Pirapora logo após a chegada da Romaria de São Roque.

De acordo com a organização, a prefeitura da cidade divulgou um oficio informando sobre uma lei municipal de 13 de maio de 2013 que informa a proibição de som em veículos ou trio elétrico que ultrapassem a 80 decibéis medidos a 7 metros do veículo. Com isso, a prefeitura informa que estão proibidos som alto na cidade.

O ofício também explica que a prefeitura está proibida de ceder energia para ligar caminhão trio elétrico para realização de shows sertanejo. O documento da prefeitura informa apenas que os banheiros públicos estarão em ordem para a utilização dos romeiros.

O oficio finaliza informando que as medidas de propagação sonora por meio da lei tem a finalidade de ¨combater a poluição sonora e proteger a saúde, a paz, o sossego público e o bem estar da população¨.

Sendo assim, a organização da romaria resolveu cancelar o show que estava marcado para a praça da cidade após a chegada dos romeiros.

A Comissão Organizadora ao divulgar a nota, relata estar ¨indignada¨ com a forma que foi informada sobre a decisão em ofício assinado em 28 de abril, dois dias antes da saída da romaria. A Comissão informa ainda que enviou um ofício a prefeitura da cidade no dia 13 de abril solicitando a realização do evento.

A Comissão também pede desculpas as pessoas e afirma que marcará outra data para o show.

Fim do Terrenão

A prefeita informou também que a área conhecida como ¨terrenão¨ ou ¨terrão¨ que ficava na entrada da cidade e era utilizada para acampamento dos romeiros está fechada e não existe mais.

A prefeitura afirmou que o espaço é de propriedade da Empresa Metropolitana de Águas e Energia SA que cedida o local para eventos e agora retomou a área para a construção de um parque. Sendo assim, o local se encontra cercado e sem acesso há mais de 6 meses.

A ROMARIA
Na quinta-feira, 30, teve início mais uma edição da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge com saída de São Roque.

O evento tradicional no município, completa 86 anos de peregrinação até o Santuário de Pirapora do Bom Jesus.
A expectativa mais uma vez é de um grande número de participantes.

A saída ocorreu pelas ruas centrais São Roque a partir da Brasital sentido Rua Rui Barbosa XV de Novembro, Praçada Matriz onde aos cavaleiros recebem as bênçãos, Avenida Tiradentes e Avenida Brasil até o bairro Guaçú, depois pelo bairro do Ibaté e na sequencia até a Araçariguama e, por fim Bom Jesus de Pirapora.

Em Pirapora a chegada às 18 horas onde os romeiros recebem as bênçãos do padre local.

No dia seguinte, sexta-feira, 01, logo pela manhã a missa. Na sequencia inicia-se o retorno a São Roque.



Fonte: da Redação



Parcerias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

   Copyright 2010-2014 - São Roque Noticias - Direitos Reservados


Fale Conosco:

Publicidade
Jornalismo
Críticas e Sugestões


Mais Buscados:

acidente mairinque falecimento
noticia concurso rodeio
vinicola vacinacao