Ir para a home      
 
Publicidade
Altera o tamanho da fonte:
04/08/2022 17:04:09 - Atualizado em: 08/08/2022 16:27:42
Polícia e ONG resgatam animais silvestres após denúncia de comércio ilegal em Mairinque


AMPLIAR FOTO


A polícia de Mairinque em conjunto com uma ONG resgataram nesta terça-feira, 02, animais silvestres que seriam vítimas de comércio ilegal em uma chácara localizada na Estrada Mário Covas, no bairro Trocadeiro, em Mairinque.

De acordo com a equipe policial, após uma denúncia anônima, foram resgatados onze macacos saguis, um macaco prego, um esquilo voador e um cão sem raça definida em estado debilitado.

O vereador de São Paulo e presidente de uma ONG de proteção animal, Felipe Becari, esteve na Delegacia de Mairinque, informando que recebeu denúncia anônima de que na Estrada Vicinal Mário Covas, no bairro Trocadeiro, estariam sendo comercializados animais silvestres, principalmente macacos saguis.

Ante tal notícia, procurou a delegacia, e com o apoio da autoridade policial, dirigiram-se ao local dos fatos, encontrando lá onze macacos saguis, um macaco prego, um esquilo voador e um cão debilitado.

Os animais estavam sob guarda de uma mulher de 38 anos que alegou comercializar os animais em grupos de whatsapp e facebook. Os animais foram recolhidos pela equipe da ONG, devidamente apreendidos e serão encaminhados ao órgão competente - CEMACAS (Centro de Manejo de Animais Silvestres da prefeitura da cidade de São Paulo.

O cão será encaminhado ao Instituto Felipe Becari.

O instituto apresentará, assim que possível, laudo veterinário dos animais, documentos de entrada no centro de manejo, entre outros.

Deliberou a autoridade policial pelo registro que será instruído e posteriormente encaminhado ao Juizado Especial Criminal.

A mulher de 38 anos que estava na posse dos animais silvestres poderá responder por crime na Lei nº 9. 605/98 - Meio Ambiente - Matar espécimes da fauna silvestre (Art. 29) quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros.

Veja a nota do vereador e presidente da ONG em proteção aos animais, Felipe Becari, na íntegra:

O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira maior atividade ilegal no mundo, perdendo apenas para tráfico de armas e de drogas! Essa é uma realidade que precisa mudar. Afinal, o Brasil possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta e acaba se tornando um dos países mais desejados para os traficantes.

Várias espécies de animais são procuradas para o tráfico, e uma das maiores vítimas é o macaco-prego! Hoje vencemos uma batalha, mas precisamos da sua ajuda para poder lutar contra essa guerra chamada de tráfico.


Fonte: da Redação



Parcerias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

   Copyright 2010-2014 - São Roque Noticias - Direitos Reservados


Fale Conosco:

Publicidade
Jornalismo
Críticas e Sugestões


Mais Buscados:

acidente mairinque falecimento
noticia concurso rodeio
vinicola vacinacao