Três homens foram presos pela Polícia Militar Ambiental no último domingo, dia 27, suspeitos de participarem da soltura de balões no Bairro dos Morros, localizado na zona rural de Votorantim. A operação foi realizada após uma denúncia anônima, e resultou ainda na aplicação de multas que somam R$ 170 mil.
Segundo a corporação, ao se aproximarem do local indicado pela denúncia, os policiais flagraram um balão sendo solto. A ação contou com a participação de pelo menos 14 pessoas, conforme apurado no local.
Durante a abordagem, três homens assumiram a responsabilidade pela soltura dos balões e foram presos em flagrante. Eles foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, onde receberam voz de prisão e foram autuados.
Além das prisões e multas, o material utilizado na atividade ilegal, que representa risco de incêndios florestais e acidentes aéreos, foi apreendido pelas autoridades.
A prática de soltar balões é crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), independentemente de causar ou não danos diretos ao meio ambiente. A pena pode incluir detenção e multas pesadas, como no caso registrado em Votorantim.
A Polícia Ambiental reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima e são fundamentais para prevenir crimes ambientais.