Na manhã de terça-feira, dia 25, por volta das 11h, policiais militares do 50º BPM/I – 2ª Cia PM flagraram um veículo com sinal identificador adulterado (placas) durante uma operação de fiscalização de trânsito realizada na Rua Santa Cruz, no centro de Araçariguama.
A equipe, avistou um Fiat Argo prata cuja placa dianteira apresentava um caractere divergente do padrão oficial do Detran, ostentando o emplacamento RTB2A08.
Durante a abordagem, o condutor ao apresentar a documentação digital do veículo, constatou-se que a placa correta seria outra, evidenciando adulteração da mesma.
No momento em que o encarregado da equipe fotografava as placas, o homem rapidamente saiu do veículo afirmando “esqueci de uma coisa” e removeu uma fita preta que alterava um número.
Em consulta, verificou-se ainda que a placa adulterada correspondia a um Citroën/C4 Cactus branco, registrado em Porto Alegre (RS), sem registros de ocorrência.
Questionado sobre a adulteração, o indivíduo inicialmente alegou que o sobrinho teria realizado a mudança por brincadeira.
Depois, afirmou que, por ser ex-GCM de Araçariguama e possuir envolvimento político, acreditava que guardas municipais poderiam ter feito a adulteração para prejudicá-lo.
Diante dos fatos, a equipe deu voz de prisão ao condutor pelo crime previsto no artigo 311 do Código Penal (adulteração de sinal identificador de veículo automotor), conduzindo-o ao Distrito Policial.
Na Delegacia de Polícia de Araçariguama, a autoridade de plantão, ratificou a prisão, pela mesma natureza delitiva. Após a formalização, o homem foi transferido ao DP de Mairinque, onde permaneceu aguardando audiência de custódia.
O veículo foi liberado ao irmão do detido, conforme determinação da autoridade policial.
