“A Liberdade do Civil” é o novo lançamento do X da Questão

Mixtape com 18 faixas retrata o cotidiano do cidadão e traz reflexões sobre segurança pública; projeto estará disponível nesta quinta-feira (20) em todas as plataformas digitais

O grupo de rap sorocabano X da Questão, com mais de 30 anos de carreira, lança nesta quinta-feira (20), a partir das 12h, a mixtape “A Liberdade do Civil – Volume 1”. O novo trabalho, que reúne 18 faixas, mergulha no cotidiano do civil periférico que se “arrisca” diariamente na vida honesta. Com histórias reais e críticas sociais, principalmente a insegurança pública, o projeto é um convite à reflexão.

Produzido de forma independente, “A Liberdade do Civil” marca o retorno do grupo aos lançamentos após dois anos. A mixtape é o primeiro passo de um projeto maior: uma trilogia que deve consolidar a história e o legado do X da Questão.

“A nossa ideia é fazer A Liberdade do Civil 1, 2 e depois o álbum, na intenção de construir um legado musical. Vamos gastar essa energia e experiência que temos para fazer música”, explica o grupo.


Neste primeiro volume, as faixas “conversam” entre si e formam um percurso narrativo pela perspectiva do cidadão comum, aquele que está sempre no meio da tensão entre o Estado, a violência policial e o crime, buscando entender a sua própria liberdade.

Histórias como a da música “Baixas Civis”, inspirada em um caso real ocorrido em Sorocaba, aparecem como retratos da sociedade atual. Canções como “Bom Dia, Governador”, “Link Emocional” e “Reflexão das Ruas” também ajudam a contar essas vivências.

A sonoridade mantém a essência do rap raiz, mas o grupo traz, ainda, algumas faixas mais experimentais. “Dentro desse disco também temos um apelo à fé. As primeiras faixas são mais densas, sobre a realidade da quebrada, e depois chega uma faixa mais calma, falando de fé, do interior, de como a pessoa se sente. E também falamos sobre as consequências malfadadas pelas ‘facilidades’ de se relacionar via redes sociais.”

O projeto estará disponível em todas as plataformas digitais. Além das músicas, o X da Questão prepara um minifilme, que será lançado, também nesta quinta-feira, no YouTube.

Sobre o X da Questão

Formado em 1993, em Sorocaba, o X da Questão é composto por Carlo Rappaz, Don Berto, Messias e DJ Rjay.

Ao longo dos 32 anos de carreira, o grupo apresenta letras profundas que representam as dificuldades da população pobre brasileira e suas facetas para driblar, ou ao menos tentar se esquivar, da violência, do crime, da escassez e dos preconceitos vividos pelos moradores da periferia.

Com uma carreira consistente, em 2019, o X da Questão participou do álbum “KL Jay na Batida Vol. 2 – No quarto sozinho”, a convite do DJ KL Jay (Racionais MC’s), lançado no Sesc Pompeia ao lado de nomes como Edi Rock, Kamau, Rincon Sapiência e Rael. O grupo também recebeu o “Troféu de Responsabilidade Social – João de Camargo” por sua contribuição à cultura e à preservação da memória do povo preto e periférico.

Os trabalhos anteriores do X da Questão estão disponíveis nas principais plataformas digitais.

Related posts

Sorocabana estima mais de 500 mil veículos nas rodovias do interior durante o feriado da Consciência Negra

Ação da Polícia Militar captura traficante procurado pela justiça em São Roque

Cantora Lalis encerra tour gratuita em Sorocaba no dia 29 de novembro