Alunos da EMEF Carmem Lúcia, em São Roque, realizam exposição sobre a consciência negra

Alunos da EMEF Carmem Lúcia, em São Roque, realizam exposição sobre a consciência negra

A exposição conta com trabalhos dos alunos de todas as salas da EMEF, mostrando a história da África, do Brasil e também, do racismo. A exposição ficará disponível até o dia 4 de dezembro, na EMEF Carmem Lúcia, na Vila Amaral, em São Roque.

A iniciativa partiu da professora e narradora de histórias Kaká Vieira, que desde o começo do ano vem ensinando o tema para seus alunos do quarto ano do fundamental, ”O currículo do quarto ano nos dá a possibilidade de explorar a África, então eu sempre falei que queria fazer uma exposição que durasse o mês todo de novembro. Comecei falando das capulanas de Moçambique e enviando para casa um pedaço de tecido para fazerem com as famílias. Expus minhas ideias pra gestão e demais professoras, que enriqueceram o trabalho e conseguimos transformar a escola numa galeria de arte!.” afirma a professora.

Com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, Francisco de Assis Fernandes, os alunos do sexto ao nono ano realizaram cartazes com frases antirracistas. Para o diretor da escola, Marcos Galli, a abordagem deste tema é essencial, “Falar sobre consciência negra é reconhecer que o racismo é um problema estrutural e , diante disso, as escolas precisam adotar uma postura institucional antirracista.”, conclui Marcos.

A escola ficará aberta para visitação da população, diariamente das 11:30 ao meio dia, e das 17:00 às 17:30. A EMEF Carmem Lúcia fica localizada na Rua das Orquídeas, 100, Vila Amaral, São Roque.

Related posts

Família procura por gata que desapareceu no Junqueira, em São Roque

Morador de São Roque tem rodas de carro furtadas em estacionamento de shopping na capital

Mairinque é alvo de operação contra o tráfico de drogas deflagrada pelo Gaeco