Os animais silvestres apreendidos pela Polícia Civil na última terça-feira (24) estão agora sob os cuidados de um núcleo de São Roque (SP). No caso, diversos animais silvestres e exóticos foram encontrados nas cidades de Salto e Itu, no interior de São Paulo. A ação faz parte da Operação Libertas Animalium, que apura crimes ambientais.

Em Salto, os agentes localizaram nove pássaros silvestres das espécies trinca-ferro e coleira. Algumas das aves estavam sem anilhas de identificação, enquanto outras apresentavam numeração raspada, além da falta de documentação obrigatória, caracterizando crime ambiental.

Já em Itu, em uma casa no bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, os policiais encontraram duas serpentes da espécie corn snake (popularmente conhecidas como cobra-do-milho). A espécie é exótica e de criação proibida no Brasil, conforme determina a legislação ambiental vigente.

A Polícia Civil informou que segue investigando a origem dos animais e apura se há relação entre os casos e um possível esquema ilegal de tráfico de fauna.