O são-roquense Guilherme Morais Junior, de 36 anos, conquistou no último dia 1º de junho de 2025 um feito admirável: concluiu o Ironman Brasil, uma das provas mais desafiadoras do mundo, realizada em Florianópolis (SC), que reúne 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida — tudo feito em sequência.

Morador de São Roque há 25 anos, Guilherme sempre foi, como ele mesmo define, “um gordinho na luta contra a balança”. A mudança começou durante a pandemia, quando, inspirado pelo pai que começou a pedalar, resolveu comprar uma bicicleta e dar início a uma jornada que transformaria sua vida.

“Entrei de cabeça, como tudo o que faço. Comecei a pesquisar sobre o universo do ciclismo e a importar peças. Me destaquei também por registrar com qualidade os pedais que fazia com amigos, o que me levou a criar o canal no YouTube chamado Vai de Bike”, conta Guilherme.

De São Roque para o Ironman


O esporte deixou de ser apenas um escape e passou a fazer parte do dia a dia. Ele começou a participar de provas de mountain bike, como a Copa Tempermax de MTB, e realizou cicloviagens até Aparecida do Norte, seguindo rotas famosas como o Caminho da Fé e a Rota da Luz.

Além disso, descobriu que se enquadra na categoria PCD (Pessoa com Deficiência) por ter os pés com tamanhos diferentes — calça 38 em um pé e 40 no outro —, o que o motivou a participar também de provas específicas nessa categoria.

Com o tempo, expandiu seu envolvimento esportivo para o triatlo e, motivado pela esposa Luana, decidiu não esperar até os 40 anos para realizar o sonho de completar um Ironman.

Em novembro de 2024, participou do Ironman 70.3 Aracaju, como forma de testar os limites. Depois disso, completou uma maratona e quatro meias maratonas. Tudo isso o preparou para o grande dia em Florianópolis, onde cruzou a linha de chegada do Ironman Brasil com o tempo de 13 horas e 22 minutos.

Mais do que performance, inspiração
Apesar de todas as conquistas, Guilherme deixa claro: não é um atleta profissional nem foca em performance. “Minha meta sempre foi terminar as provas feliz, bem, e aproveitando o caminho. Quero mostrar que qualquer pessoa pode conquistar seus objetivos, basta se dedicar”, afirma.

Com registros em vídeo de várias etapas dessa jornada, o conteúdo que Guilherme compartilha nas redes e em seu canal busca inspirar outras pessoas que, como ele, desejam começar — mesmo sem se encaixar no padrão tradicional de atleta.

Assista ao vídeo da experiência no Ironman Brasil em seu canal: https://youtu.be/MwTyt90qWxo?si=Aaj614vrRbtrq_MS