Castração química de pedófilos e cadastro nacional de condenados por abuso sexual infantil é aprovada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, dia 12, a medida que prevê a castração química de pedófilos condenados.

A proposta foi aprovada por 367 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções, e foi inserida durante a votação de um projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O texto agora segue para análise do Senado.

A proposta também estabelece a criação de um cadastro nacional de pedófilos, que reunirá dados de pessoas condenadas por crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será responsável por centralizar e disponibilizar essas informações em uma plataforma pública, incluindo dados de qualificação dos condenados, como nome e fotografia.

O cadastro visa aumentar a transparência e facilitar o acompanhamento de criminosos sexuais que tenham cumprido suas penas. A medida é parte de um esforço mais amplo para reforçar o combate à violência sexual contra menores no Brasil.

Em novembro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.035/2024, que inclui no Código Penal a possibilidade de uma busca pública pelo nome completo e número de CPF de condenados por crimes como estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e a divulgação não autorizada de vídeos íntimos.

A nova legislação complementa as medidas para aumentar a proteção e a segurança das crianças e adolescentes no país.

O projeto de castração química, uma das medidas mais polêmicas, ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de ser sancionado pelo presidente. Se aprovada, ela passará a permitir a aplicação de tratamento hormonal, mediante decisão judicial, para criminosos sexuais com penas superiores a 10 anos de prisão, com o objetivo de reduzir a libido e prevenir a reincidência de crimes sexuais.

Related posts

Moradora de São Roque organiza ação para tratamento de ferida varicosa

Torneio de Ginástica Artística reúne 150 crianças em São Roque

SABESP confirma execução prévia de manutenções no Jardim Flórida após solicitação do vereador Wanderlei da Qualiser