A Polícia Militar de São Paulo irá modernizar suas câmeras corporais (bodycams), adicionando reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos, além de ampliar a autonomia de bateria e a conectividade dos equipamentos.
Até o momento, já foram distribuídas 8.123 câmeras em todo estado. Com a nova fase de implantação, serão 12 mil dispositivos ao todo, com previsão de 3 mil câmeras adicionais por meio de aditivo contratual, totalizando até 15 mil equipamentos
As novas bodycams serão integradas ao sistema de emergência 190, sendo ativadas automaticamente ao despachar ocorrências via COPOM (Centro de Operações), com gravações contínuas até o encerramento do chamado. Esse modelo impede desligamentos deliberados ou acidentais durante abordagens.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a tecnologia visa fortalecer o combate ao crime, restringindo a mobilidade de criminosos e aumentando as chances de identificação e prisão.
O uso obrigatório de câmeras corporais foi oficializado por decisão do STF, que homologou acordo em maio, determinando a ampliação da cobertura das gravações nos policiais.