Pesquisa mostra que 78% das pessoas entre 18 e 34 anos irão celebrar o Dia das Bruxas, impulsionando o comércio de fantasias e adereços
As comemorações do Halloween, conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, têm ganhado cada vez mais adeptos entre os brasileiros. Esse costume tem sido influenciado pelo comportamento da população jovem, segundo estudo da empresa de pesquisas Ecgglobal. A adesão à data mais macabra do ano é de 78% entre as pessoas na faixa etária de 18 a 34 anos, sendo que 77% deles comemoram todos os anos.
A analista de projetos de TI Fernanda Szabadi, 30 anos, de Sorocaba, organiza uma festa com sua família desde 2022, investindo bastante na decoração e nas comidas temáticas, além de acompanhar as crianças na coleta de doces. As inspirações vêm de filmes e desenhos clássicos que têm alguma ligação com o universo do Dia das Bruxas.
“Já fizemos festa com o tema Halloween em Hogwarts (Harry Potter) e também Halloween do Scooby-Doo, porque são fantasiosos e têm mistérios, além de uma certa nostalgia. Já pensamos em fazer uma festa de vilões da Disney”, revela.
Apesar de fazerem as festas, a tradição começou em 2020, com a distribuição de doces para as crianças que batiam à porta da casa de sua irmã, em um condomínio da Zona Norte de Sorocaba.
“Quando minha sobrinha nasceu, em 2020, minha irmã se mudou para um condomínio onde os moradores têm a tradição de entregar doces para as crianças no Dia das Bruxas. No início, apenas distribuíamos doces, mas em 2022 decidimos aproveitar a ocasião para reunir a família e nos divertir preparando comidas e decorações temáticas. Acaba sendo também uma oportunidade de interagir com os vizinhos”, declara.
Fernanda diz que acaba, também, sendo um momento para desenvolver a criatividade e oferecer uma atividade lúdica para a sua sobrinha. “A ideia é ser um momento de descontração cercado de abóboras, fantasmas, caldeirões, animais de borracha e todos aqueles itens mágicos que vemos nos desenhos. Em todos os anos, acabamos adquirindo algum produto novo e aumentando o acervo”, afirma.
Movimento no comércio
Com a adesão das pessoas crescendo a cada ano, o Halloween se torna uma oportunidade para impulsionamento nas vendas do comércio. A Papelaria e Livraria Pedagógica investe todos os anos em novos produtos e tendências para o Dia das Bruxas e espera, para 2025, um aumento de até 15% nas vendas.
“Os itens decorativos devem crescer bastante esse ano nas vendas, devido às festas temáticas focarem muito em ambientes bem preparados, o que acaba virando algo instagramável. Esperamos ter bastante saída de itens como teias, aranhas, baratas, dentes de vampiro e muito sangue falso”, ressalta Nivaldo Madureira, diretor de negócios da Pedagógica.
A loja montou um espaço especial para o Halloween, usando a temática de zumbis e gosmas, para atrair o público que gosta de comemorar a data. “Para este ano, teremos novidades, com uma grande gama de monstros com som e movimento, além de caveiras que tocam instrumentos musicais”, conclui.