Curta-metragem Revolta! leva a Revolta Liberal de 1842 para a realidade virtual

Crédito imagens :Caike Molina

Um dos episódios mais marcantes da história de Sorocaba ganha uma nova perspectiva no curta-metragem Revolta!, dirigido por Bruno Lottelli e produzido por Sttefania Mendes. O filme dramatiza os eventos da Revolta Liberal de 1842, quando a cidade foi brevemente declarada capital da Província de São Paulo durante um levante contra o governo imperial. Com captação em realidade virtual cinemática em 360º, o projeto convida o público a vivenciar os bastidores da insurgência liderada pelo Brigadeiro Tobias e apoiada pelo ex-regente Padre Diogo Feijó.

Gravado em dezembro de 2024, Revolta! se passa inteiramente dentro de uma única sala, o quartel general onde os revoltosos traçaram estratégias e idealizaram o jornal “O Paulista”, sob a liderança do jovem fotógrafo Hercule Florence. O curta evidencia as disputas de poder entre as elites, destacando o egocentrismo e o isolamento das decisões políticas da época. A Revolta Liberal, sufocada em poucas semanas pelo exército imperial sob o comando do então Barão de Caxias, é retratada sob um olhar crítico, questionando narrativas históricas tradicionais.

Segundo Lottelli, a escolha desse episódio como tema central do filme vem de seu interesse em contar histórias que foram negligenciadas pela historiografia oficial. “A história local costuma ser narrada sob a ótica dos vencedores, das classes dominantes. Me interessa resgatar acontecimentos que ajudam a compreender as estruturas de poder que ainda moldam o Brasil hoje”, explica o diretor.

Além da inovação tecnológica, a obra destaca a direção de arte de Felipe Cruz, responsável por recriar a ambientação do século XIX, e o trabalho sonoro de Marco Sartori e Marcel Marx, que conduzem a experiência por meio de um desenho de som imersivo, a trilha sonora ficou por conta do músico e compositor João Leopoldo. No elenco, estão Rodolfo Amorim (Brigadeiro Tobias), Dagoberto Feliz (Padre Feijó) e Gabriel Kuster (Hercule Florence).

Exibições gratuitas e oficina educativa
Como parte do projeto, Revolta! terá exibições gratuitas, seguidas de debates com o diretor. Também será realizada a oficina “Cinema, novas tecnologias e seu potencial narrativo para gerar impactos sociais”, também ministrada por Bruno Lottelli.

Programação:

  • 22/04 (terça-feira) – Clube do Idoso (Rua Padre Lara de Moraes, s/n, Vila Pinheiros) – 8h às 11h. Exibição do curta seguido de bate-papo.
    No mesmo local e horário também acontecerá a exibição curta-metragem Amor e Poesia, realizado por alunos do LabCine – contemplado no edital Secult 08/2023
  • 22/04 (terça-feira) – Alunos da FATEC Sorocaba (exibição exclusiva para alunos – evento fechado). Exibição seguida de oficina sobre Cinema, novas tecnologias e seu potencial narrativo para gerar impactos sociais, ministrada pelo diretor e educador Bruno Lottelli
  • Em 28/04 (segunda) – programação especial na FUNDEC Sorocaba (no térreo/ espaço expositivo), localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro, Sorocaba/SP. Das 14h às 20h, sessões do curta Revolta!

Equipe criativa

  • Bruno Lottelli (Direção) – Cineasta e educador, com mestrado pela ECA/USP. Especialista em produções interativas e imersivas.
  • Sttefania Mendes (Produção Executiva) – Atua há 18 anos no setor cultural, com experiência em teatro, circo e dança, além da produção de obras audiovisuais.
  • Felipe Cruz (Direção de Arte) – Cenógrafo e figurinista premiado, com trabalhos em teatro, carnaval e cinema.
  • Marco Sartori – (Som Direto e Edição de Som) – Técnico de Som Direto e cineasta, com especialidade em documentários e ficção
  • Marcel Marques (Pós Produção de Som) – Técnico de som e produtor musical, há 15 anos trabalhando na área do áudio com produções musicais e audiovisuais
  • Matheus Schemer (Direção de Fotografia e Montagem) Cineasta formado pela CEUNSP, Filmmaker, Editor de vídeo e artista VFX

Revolta! foi contemplado pelo edital Secult 06/2023 – Seleção de Projetos na Área de Audiovisual com Recursos da Lei Paulo Gustavo, realizado pela Prefeitura de Sorocaba e pelo Governo Federal.

Related posts

Procura-se tutor de cachorro perdido no Alto da Serra, em São Roque

Família procura por gata que desapareceu no Junqueira, em São Roque

Morador de São Roque tem rodas de carro furtadas em estacionamento de shopping na capital