Dom Rubens Sevilha, bispo de Bauru, celebrou 40 anos de sacerdócio com raízes em São Roque

A Diocese de Bauru celebrou no dia 19 de outubro os 40 anos de sacerdócio de Dom Rubens Sevilha, bispo diocesano e membro da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD). A missa solene, realizada na Catedral do Divino Espírito Santo, reuniu padres, diáconos, seminaristas e fiéis de toda a região em um momento de gratidão e fé.

A trajetória de Dom Rubens, porém, tem origem em São Roque, onde foi ordenado presbítero em 19 de outubro de 1985, na Igreja Matriz, pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. O município foi também o local onde iniciou sua formação religiosa, ainda jovem, no Seminário Menor dos Carmelitas Descalços. Desde então, manteve fortes vínculos com a cidade, que marcou o início de sua missão sacerdotal.

Natural de Tarabai (SP), nascido em 27 de setembro de 1959, Dom Rubens cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Faculdade Teresianum, em Roma. Fez profissão religiosa na Ordem dos Carmelitas Descalços em 1980 e, ao longo da carreira, exerceu funções como mestre de noviços, pároco e superior provincial.

Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) pelo Papa Bento XVI e, em 2018, o Papa Francisco o designou para conduzir a Diocese de Bauru, onde tomou posse em 20 de maio daquele ano.

A missa comemorativa também celebrou os 60 anos de vida religiosa do bispo emérito Dom Caetano Ferrari, da Ordem Franciscana dos Frades Menores, e o Jubileu do Clero e dos Seminaristas.

Em mensagem aos fiéis, Dom Rubens destacou o sentido da celebração. “É um tempo de gratidão e renovação da fé. O sacerdócio é um dom que se vive a cada dia, com alegria, serviço e amor à Igreja.”

Com perfil pastoral próximo das comunidades, o bispo segue reconhecido por seu trabalho em prol das vocações e pela valorização da espiritualidade carmelita, centrada na oração e na simplicidade, princípios que começaram a ser cultivados ainda em São Roque, onde sua vocação foi despertada e consolidada.

Related posts

Nadadores do Grêmio União Sanroquense conquistam pódios na 2ª Etapa do Circuito Pré-Mirim a Mirim em Araras

Homem quebra a perna ao tentar fugir após furtar casa e ameaçar morador com faca em Sorocaba

Mulher é presa acusada de manter a própria mãe em cárcere privado em clínica de Ibiúna