Uma empresa localizada em Araçariguama, foi um dos principais alvos de uma grande operação de fiscalização realizada na manhã de quinta-feira dia 16, no Estado de São Paulo. A ação faz parte de uma investigação sobre desvio e contaminação de bebidas alcoólicas com metanol, substância altamente tóxica que tem causado intoxicações e mortes no estado desde setembro.
A operação foi conduzida pela Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No total, 24 empresas do setor sucroalcooleiro, responsável por toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, do cultivo à fabricação de etanol e açúcar, foram fiscalizadas.
De acordo com as autoridades, os dados e materiais apreendidos em Araçariguama e nas demais unidades serão encaminhados à Polícia Federal, que conduz as investigações. A expectativa é que a análise das informações contribua para identificar a origem do metanol utilizado de forma irregular e desarticular possíveis esquemas de desvio de produtos.
O caso tem mobilizado diversos órgãos federais devido à gravidade da situação. A ingestão de bebidas contaminadas com metanol pode causar cegueira, intoxicações graves e até a morte. As investigações seguem em andamento, e novas ações de fiscalização não estão descartadas.