Festival Multicultural 2025 aposta em inclusão, diversidade e solidariedade com shows de grandes nomes da música brasileira

O 4º Festival Multicultural acontece de 29 a 31 de agosto, no Parque das Águas, em Sorocaba, e chega promovendo inclusão, acessibilidade e solidariedade. Com entrada gratuita, o festival contará com shows do sambista Diogo Nogueira e do titã Paulo Miklos, ambos acompanhados pela Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB). Além do humorista Paul Cabannes, do duo infantil Badulaque e de várias outras atrações, fazendo jus ao seu slogan: um evento, todos os públicos.

O festival, que conta com patrocínio exclusivo da Metso por meio da Lei Rouanet, tem a acessibilidade como um de seus pilares. Contará com área prioritária para PCD em frente ao palco, intérprete de Libras durante toda a programação, banheiros químicos acessíveis e fraldário. “Além de expandirmos a diversidade da programação, queremos que o festival seja um espaço de pertencimento e acolhimento. A acessibilidade foi pensada com prioridade. E, ao mesmo tempo, mantemos nosso propósito de fortalecer a cultura, a educação e a solidariedade”, destaca o diretor do projeto, Daniel Casadó.

A programação começa na sexta-feira, 29, com show da Banda Megazord e apresentação do humorista Paul Cabannes. No sábado, 30, os destaques são o duo infantil Badulaque e o show de Diogo Nogueira, acompanhado pela OSMB. No domingo, 31, além de apresentações teatrais e musicais ao longo do dia, o encerramento será com Paulo Miklos, também ao lado da Sinfônica.

Segundo Casadó, a curadoria busca unir qualidade e diversidade. “Montamos um line-up popular e democrático. Quem chega para o almoço e curte o festival gastronômico, por exemplo, pode emendar na programação musical ou levar as crianças para o teatro. O importante é que todos se sintam parte do evento”.

O caráter solidário também é marca registrada. Terá arrecadação de 1kg de alimento, com destinação ao Fundo Social de Solidariedade, e 10% da renda do festival gastronômico, espaço kids e feira de artesanato serão destinados à Associação Santa Rita de Cássia, à Asca e ao Instituto Gold, que também terão estandes para divulgação de seus trabalhos e venda de produtos artesanais, promovendo inclusão social e geração de renda.

Além disso, o projeto Galera Empresto estará por lá coletando tampinhas plásticas e latas de alumínio para reverter em triciclos adaptados para pessoas com deficiência física.

Ana Cláudia Mira, gerente de Recursos Humanos da Metso, patrocinadora do festival pelo quarto ano consecutivo, reforça o impacto positivo da iniciativa. “Mais do que um evento cultural, o festival já se consolidou como parte do calendário oficial de Sorocaba e região. Ver as famílias reunidas, as crianças interagindo e a população participando ativamente das atrações nos mostra que estamos no caminho certo”.

Pedro Macedo, vice-presidente de Recursos Humanos da Metso para a América do Sul, acrescenta. “Unir arte, cultura, educação e solidariedade é um compromisso que faz parte da essência da Metso, e o Festival Multicultural traduz muito bem esses valores. Para este ano, nossas expectativas são as melhores, queremos fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade e ampliar o alcance das ações sociais”.

PROGRAMAÇÃO
Sexta – 29/08
19h: Banda Megazord (música)
21h: Paul Cabanes (stand-up comedy)

Sábado – 30/08
12h: Ruby Woo (música)
14h: Badulaque (musical infantil)
15h: O Sítio do Pica-Pau Amarelo em “O Circo de Cavalinhos” (teatro infantil)
16h: Big Time Orchestra (instrumental)
19h30: Orquestra Sinfônica de Botucatu, com regência do Maestro Carlos Lima, convida Diogo Nogueira

Domingo – 31/08
12h: Villa Jazz Trio (instrumental)
15h: Aladdin (teatro infantil)
16h: Contação de histórias “Gabi e os Guardiões da Natureza” (infantil)
16h30: O Poste (teatro infantil)
17h30: Banda USR (música flashback)
20h: Orquestra Sinfônica de Botucatu, com regência do Maestro Carlos Lima, convida Paulo Miklos

SERVIÇO
📍 Local: Parque das Águas – Sorocaba/SP
📅 Data: 29, 30 e 31 de agosto de 2025
🎟️ Entrada: Gratuita
👨‍👩‍👧‍👦 Classificação etária: Livre

Related posts

Natação do Grêmio conquista medalhas no Torneio Regional em Americana

Dois homens acusados de violência doméstica são presos pela GCM de São Roque

Moradores registram cavalo solto com sinais de maus tratos em rua do bairro São Julião, em São Roque