Foco de Influenza Aviária é confirmado em Sorocaba

Foi confirmado na última sexta-feira, dia 11, um foco positivo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Sorocaba. O caso envolve um peru mantido em um condomínio residencial onde viviam cerca de 200 aves. Em resposta, a Defesa Agropecuária do Estado realizou o abate sanitário imediato dos animais que tiveram contato com o infectado e promoveu a desinfecção da área.

As ações de controle continuam. Na segunda-feira, dia 14, equipes retornaram ao local para reforçar a vigilância ativa. A Secretaria Municipal de Saúde também realizou uma ação educativa com os moradores do condomínio, orientando sobre sinais clínicos da doença em aves, como tremores, espirros, dificuldades respiratórias, asas caídas e comportamento desorientado.

No mesmo dia, outro foco da doença foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em uma propriedade de subsistência na região de Parelheiros, na Grande São Paulo. Duas galinhas foram diagnosticadas com o vírus. Também nesse local, a Defesa Agropecuária atuou no sábado, 12, com o sacrifício sanitário de dez aves, descarte adequado e higienização do espaço.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, este é o primeiro registro da IAAP em criações de subsistência no Estado. Apesar disso, as autoridades garantem que não há risco para a população e reforçam que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro.

Não há registros de criações comerciais de aves nas imediações dos focos. Ainda assim, foi estabelecida uma zona de vigilância com raio de 10 quilômetros em torno das propriedades afetadas para monitoramento de possíveis novos casos.

Related posts

Mairinque é alvo de operação contra o tráfico de drogas deflagrada pelo Gaeco

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência próximo à Serra do Japi, em Jundiaí

Carreta carregada com cerâmica pega fogo na Rodovia Anhanguera, em Jundiaí, e bloqueia faixa por mais de dois dias