A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mairinque, em conjunto com a patrulha náutica da GCM de Ibiúna, realizou no dia 11 de setembro uma operação de fiscalização na Represa de Itupararanga. A ação teve como foco coibir práticas irregulares de pesca e reforçar a preservação ambiental na região.
Durante o patrulhamento, as equipes apreenderam dois conjuntos de tarrafas, abandonados após indivíduos fugirem para a mata ao notar a aproximação da patrulha, além de três redes de pesca armadas, com cerca de 340 metros de extensão. O material foi encontrado nas regiões do SIMPEM, Marina São Roque e Condomínio Veleiros de Ibiúna.
Segundo a GCM, todos os apetrechos estavam sem identificação, placas regulamentares e com malha inferior à permitida, o que caracteriza infração ambiental. O material recolhido foi encaminhado para destruição e o caso comunicado ao Departamento de Meio Ambiente para os trâmites legais.
A operação reforçou o trabalho conjunto entre as corporações municipais e destacou a importância da fiscalização para evitar a pesca predatória, preservar a fauna aquática e garantir o uso sustentável da represa.