O Governo de São Paulo adiou o leilão do Trem Intercidades Eixo-Oeste, que ligará a capital a Sorocaba. Antes previsto para este ano, o certame passou a constar no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) como possível para o primeiro trimestre de 2026.
O projeto prevê que o serviço se torne o sistema ferroviário mais rápido do país em velocidade média, com operação estimada para começar em 2035, caso o cronograma seja mantido. A velocidade média prevista é de 104,5 km/h, superior à do Trem Intercidades Eixo-Norte (São Paulo–Campinas), projetado para operar a 95 km/h.
Em alguns trechos, os trens poderão atingir até 140 km/h, como entre Brigadeiro Tobias e São Roque, entre São Roque e Amador Bueno e entre Amador Bueno e Carapicuíba. A frota será composta por 17 trens, que poderão ser convencionais ou de dois andares, todos com assentos.
O serviço será oferecido em duas modalidades, sendo parador, com seis paradas intermediárias (Carapicuíba, Itapevi, São Roque e Sorocaba, entre outras), e expresso, com viagem direta entre Água Branca e Sorocaba. O valor máximo da tarifa poderá chegar a R$ 45, e a linha será construída em via dupla.
