Um homem de 44 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira, 8 de outubro, em Sorocaba, durante a Operação Proteção III, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de identificar e prender envolvidos em crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, praticados principalmente pela internet.
A prisão aconteceu no bairro Jardim Tatiana, onde o suspeito foi localizado em uma residência. Segundo a PF, ele armazenava conteúdo relacionado a abuso sexual infantil. A identidade do homem não foi divulgada. A ação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais.
A operação ocorre em todos os estados do Brasil e envolve o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão, mobilizando cerca de 900 policiais federais e civis. De acordo com a corporação, trata-se de uma das maiores ações já realizadas no país voltadas ao combate de crimes sexuais contra menores no ambiente digital.
Até a última atualização da Polícia Federal, 40 pessoas foram presas em flagrante, dois adolescentes apreendidos e duas vítimas resgatadas.
A Operação Proteção III é coordenada pela Polícia Federal, em parceria com as Polícias Civis de 16 estados, como parte dos esforços integrados para enfrentar crimes cibernéticos que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.