Ibiúna é destaque nacional na produção de brócolis ninja

Ibiúna ocupa a segunda posição entre as cidades que mais produzem brócolis ninja no Brasil, segundo dados divulgados pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Em 2024, o município paulista comercializou 3.235 toneladas da hortaliça, o que representa 18,4% de toda a produção que abasteceu o entreposto da capital.

O brócolis ninja, originário da região do Mediterrâneo, é conhecido pelo caule curto e grosso, cabeça única e sabor suave, características que o tornam ideal para pratos que exigem crocância, como assados e salteados. Cultivado em clima ameno e solo fértil, o cultivo da variedade exige cuidados específicos e atinge o ponto de colheita entre 90 e 120 dias após o plantio.

Além do sabor versátil, o brócolis ninja é considerado um aliado da saúde, contribuindo para o funcionamento do trato intestinal, o fortalecimento do sistema imunológico e o controle de níveis de açúcar e colesterol no sangue. Rico em vitaminas, fibras e minerais, pode ser consumido assado, cozido, refogado ou em receitas como strogonoff, hambúrgueres e saladas.

De acordo com a Ceagesp, o período de maior oferta do produto ocorre entre julho e novembro. Em 2024, o estado de São Paulo respondeu por 60% da produção nacional que passou pelo entreposto, seguido por Minas Gerais (34,9%) e Rio Grande do Sul (5,1%).

No ranking geral, Munhoz (MG) lidera com 21,8% da produção, seguida por Ibiúna (SP), Pedra Bela (SP), Itupeva (SP), Cotia (SP) e Senador Amaral (MG).

Related posts

Incêndio em carreta com peças elétricas causa congestionamento e motorista sai ileso em Santana de Parnaíba

Mairinque avança na implantação do Corpo de Bombeiros Militar na cidade

Pedestre morre após adentrar em Rodovia e ser atropelado em Itapetininga