Intoxicação por metanol em São Paulo já registra duas mortes e concentra a maioria dos casos no país

O Ministério da Saúde informou na segunda-feira (6) que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas em todo o país. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação.

O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 82,49% das notificações. São 15 casos confirmados e 164 sob análise. Entre as investigações, estão dois casos suspeitos em Indaiatuba. Também em São Paulo, foi confirmada a morte de uma mulher do ABC paulista, elevando para dois o número de óbitos no estado. Outros seis casos fatais ainda são investigados.

No Paraná, há dois casos confirmados e quatro em investigação. Outros 12 estados também registraram suspeitas que seguem sob análise: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram as notificações anteriores.

Ao todo, o país soma dois óbitos confirmados em São Paulo e 12 mortes em investigação. As causas estão sendo apuradas pelas autoridades de saúde.

Como medida emergencial, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol. Foram enviadas 580 ampolas para Pernambuco, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Além disso, o governo federal firmou contrato para a compra de 2,5 mil unidades de fomepizol, medicamento também usado no tratamento. O lote será importado do Japão e deve chegar ao país na próxima semana.

Related posts

Prefeitura reforça prazo final para atendimento referente ao Georreferenciamento

Metade do 13º será destinado às compras de fim de ano, aponta pesquisa

GCM intensifica monitoramento e reforça segurança nos bairros de Mairinque