Itapevi participa do mutirão “Meu Pai Tem Nome” com exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos

A cidade de Itapevi será uma das participantes da edição 2025 do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A iniciativa acontece no dia 16 de agosto (sábado), das 9h às 13h, na Unidade da Defensoria Pública de Itapevi, localizada na Rua Leopoldina de Camargo, no Centro.

Com foco na promoção da cidadania e no fortalecimento dos vínculos familiares, o mutirão oferece gratuitamente serviços como exames de DNA, reconhecimento voluntário de paternidade, acordos entre as partes e orientação jurídica especializada em Direito de Família.

Segundo a Defensoria, o principal objetivo da ação é garantir o direito à paternidade registral, especialmente de crianças e adolescentes, por meio de soluções consensuais e respeitosas, evitando a judicialização dos conflitos

Realizado anualmente e de forma simultânea em várias cidades do Brasil, o mutirão já apresentou resultados expressivos. Em 2024, cerca de 120 famílias foram atendidas apenas no estado de São Paulo, número que triplicou em relação ao ano anterior. A expectativa para 2025 é que a adesão continue crescendo.

A edição deste ano conta com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, da Secretaria Estadual da Saúde, da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) e do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo). Em Itapevi, a ação também tem o suporte da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

O evento é uma oportunidade única para famílias que desejam resolver questões de paternidade de forma rápida, gratuita e humanizada.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial da Defensoria Pública: www.defensoria.sp.def.br

Related posts

Vazamento de gás interdita trecho próximo a Marginal em São Roque

Prefeitura de Mairinque e Detran-SP firmam parceria para modernizar serviços e ampliar segurança no trânsito

Carreta carregada com 42 toneladas de cimento atinge defensa metálica e causa congestionamento em Campinas