O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Sorocaba nesta quinta-feira (21) para a entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) destinadas a municípios de diferentes regiões do país. Esta foi a terceira visita do presidente à cidade em seis meses.
O avião presidencial pousou no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz por volta das 10h. O evento ocorreu em uma empresa especializada em adaptação de veículos, localizada na área industrial da cidade, e contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, Conselho Federal de Odontologia e autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Fernando Martins (PSD).
Durante a cerimônia, Lula conferiu uma das ambulâncias que farão parte do programa Agora Tem Especialistas e chegou a simular um atendimento odontológico em Padilha. Em seguida, ambos posaram para fotos ao lado dos veículos.
Além da entrega, o ministro da Saúde assinou uma portaria que reajusta os valores de implantação das equipes de saúde bucal de R$ 7 mil para R$ 9.360, igualando-os ao valor do repasse mensal. A medida também prevê a possibilidade de vinculação dessas equipes à Saúde da Família Ribeirinhas, e-Multi Indígena e Consultório na Rua.
Padilha anunciou ainda a distribuição de impressoras 3D para a produção de próteses dentárias, com início previsto para setembro. Segundo ele, os equipamentos poderão ser utilizados nas unidades móveis, que contam com geradores próprios.
“É uma revolução no acesso a próteses dentárias no país”, afirmou o ministro.
A entrega simbólica das chaves foi feita a representantes de diferentes regiões. No estado de São Paulo, os municípios contemplados são Barra do Chapéu, Barretos, Capão Bonito, Iguape e Itapirapuã Paulista.