Mairinque é alvo de operação contra o tráfico de drogas deflagrada pelo Gaeco

A cidade de Mairinque (SP) foi um dos alvos da Operação Blindspot, deflagrada no dia 9 de julho pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A ação visa desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e cumpre mais de 60 ordens judiciais em três estados.

Segundo o MP, a operação tem como foco o cumprimento de 37 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. Além de Mairinque, os alvos estão localizados em cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, incluindo Campo Grande, Corumbá, São José do Rio Preto, São Paulo e Uberaba.

As investigações revelam que o grupo criminoso atuava de forma estruturada no transporte de cocaína e pasta-base em larga escala. Em uma apreensão feita ainda em 2024, foram encontrados mais de 424 quilos de entorpecentes que eram transportados de forma camuflada em cilindros de oxigênio e estepes, entre outras formas de ocultação.

Segundo o Gaeco, o grupo contava com uma rede extensa de colaboradores, inclusive motoristas de caminhão e um policial penal cooptado. A logística de transporte das drogas envolvia a utilização de cargas lícitas para esconder os entorpecentes e dificultar a fiscalização.

A operação recebeu o nome de “Blindspot” – termo que faz referência aos “pontos cegos” da fiscalização explorados pela organização criminosa.

Em Mairinque, os mandados foram cumpridos com apoio das forças de segurança locais e das equipes do Bope e Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O Ministério Público ainda não informou se houve prisões no município.

As investigações continuam em andamento.

Related posts

Família procura por gata que desapareceu no Junqueira, em São Roque

Morador de São Roque tem rodas de carro furtadas em estacionamento de shopping na capital

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência próximo à Serra do Japi, em Jundiaí