Mairinque aparece com um caso suspeito de intoxicação por metanol, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no final da tarde de terça-feira, dia 07. Segundo informações preliminares, a pessoa estaria internada em um hospital de São Roque, recebendo tratamento médico.
Duas informações estão sendo checadas, há informações desencontradas.
Há uma informação de uma família, várias que estavam em uma chácara.
5 pessoas passaram mal, sendo uma delas com caso suspeito de intoxicação.
Outra informação é de que uma pessoa passou mal após consumir uma bebida em uma adega na cidade.
Essas informações estão sendo levantadas.
O caso está entre os 158 ainda em investigação no estado. Até o momento, o total de notificações relacionadas à possível contaminação por metanol subiu para 176, com 18 confirmações e 10 óbitos, três já confirmados e sete ainda sendo apurados.
De acordo com a secretaria, diante do aumento de casos e da gravidade da intoxicação, um protocolo padrão está sendo adotado nas unidades de saúde. Pacientes que apresentam sintomas como tontura, náuseas, vômitos, confusão mental, taquicardia, visão turva, fotofobia e até convulsões, são tratados, inicialmente, como possíveis vítimas de envenenamento por metanol, substância tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas.
A recomendação das autoridades de saúde é que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e que procure atendimento médico imediato diante de sintomas suspeitos após ingestão de álcool.
O São Roque Notícias entrou em contato com as Prefeituras de Mairinque e São Roque e aguarda novos dados oficiais para atualizar esta reportagem.