Os motoristas da Viação Raposo Tavares, conhecida como Danúbio Azul, anunciaram que entrarão em greve a partir da próxima terça-feira, dia 26. A decisão foi motivada pelo alto número de multas de trânsito que, segundo a categoria, têm sido aplicadas de forma injusta em Cotia.
De acordo com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Osasco e Região (Sincovero), as autuações apresentam discrepâncias entre os registros dos radares instalados na cidade e os tacógrafos dos ônibus, que são certificados pelo INMETRO.
“Nos últimos 18 meses, as multas aplicadas mostram discrepâncias graves entre os registros dos tacógrafos e os radares da cidade. Em ruas de 60 km/h, o equipamento marca 57 km/h, mas a multa chega a apontar mais de 90 km/h, algo impossível em muitos trechos. O SINCOVERO já notificou a prefeitura, enviou ofícios e participou de reuniões, mas nada foi feito. Assim como ocorreu com a instalação dos pedágios, o poder público mais uma vez vira as costas para os trabalhadores e para a população”, informou o sindicato em nota.
A categoria reivindica que as multas sejam revistas e que haja transparência nos registros dos radares. A assembleia que marcará o início da paralisação está programada para acontecer no Terminal Metropolitano de Cotia, a partir das 6h da manhã.
A paralisação pode afetar milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo entre Cotia e municípios da região.