Uma perseguição policial de alta velocidade na tarde de sexta-feira, 17 de outubro, no bairro Santa Rita, em Itapevi, resultou em um acidente de trânsito grave, deixando três pessoas feridas, incluindo um motociclista que estava a caminho do trabalho.
O fato envolveu a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Itapevi e dois indivíduos em uma motocicleta sem placa.
Segundo o histórico divulgado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, a equipe da viatura ROMU 02, em patrulhamento preventivo na comunidade do Areão, no Jardim Paulista, deparou-se com dois homens em uma motocicleta XRE SAHARA sem identificação.
A atitude suspeita do garupa, que levou a mão à linha da cintura ao avistar a viatura, motivou a ordem de parada, emitida com sinais sonoros e luminosos.
O condutor, no entanto, desobedeceu e empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a vida de outros condutores e pedestres ao adentrar diversas vias, como a Av. Luiz Belle, Estrada de José Ruiz, Avenida Pedro Paulino e Av. Yasmyn, inclusive na contramão de direção.
A perseguição se estendeu até a Rodovia Rene Benedito, onde os fugitivos continuaram na contramão e acabaram colidindo com uma motocicleta e, na sequência, com um veículo particular. O motociclista atingido, que estava em sua jornada de trabalho, sofreu ferimentos no braço.
O veículo de um cidadão que retornava para casa também foi danificado na colisão frontal.
Os dois ocupantes da motocicleta em fuga, o condutor e o passageiro, assim como a vítima do acidente, foram socorridos e levados ao Hospital Geral de Itapevi.
Os autores da fuga alegaram ter agido por “emoção de tentar fugir” da viatura.
Após a hospitalização das partes, e sendo constatado que, apesar das múltiplas fraturas, nenhum dos envolvidos corria risco de morte, o delegado de plantão deliberou pelo registro do Boletim de Ocorrência Policial Circunstanciado (BOPC) por Lesão Corporal, Sinistro de Trânsito e Desobediência.
O saldo final da ocorrência inclui a apreensão da motocicleta utilizada na fuga, três vítimas feridas, um autor indiciado e três veículos danificados.