Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que falsificava anabolizantes e emagrecedores em Cotia

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, na manhã de terça-feira, dia 05, uma megaoperação para desmantelar uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização ilegal de medicamentos, como anabolizantes e emagrecedores. A ação, que contou com a participação de 255 equipes policiais, cumpriu 85 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão em São Paulo e outros 11 estados brasileiros.

As investigações começaram há cerca de um ano e revelaram que o grupo criminoso operava por meio de uma empresa clandestina, sem qualquer autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para produzir os medicamentos. Os produtos eram vendidos diretamente a consumidores finais, sem exigência de receita médica, o que configura grave risco à saúde pública.

Somente nos últimos cinco anos, a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões com a venda dos medicamentos falsificados.

No Estado de São Paulo, 57 ordens judiciais foram executadas em diversas cidades, incluindo a capital, Cotia, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.

Fora do estado, a operação também foi realizada nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A ação representa mais um duro golpe contra o comércio clandestino de medicamentos, que coloca em risco a saúde de milhares de brasileiros e alimenta atividades criminosas em diferentes regiões do país.

Related posts

Mairinque inaugura Centro de Operações Integradas com mais de 600 câmeras de monitoramento

Grêmio União Sanroquense celebra 80 anos com Sessão Solene em São Roque

Grow Phone é especializada em produtos e serviços para celulares iPhone em São Roque