A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, na manhã de terça-feira, dia 05, uma megaoperação para desmantelar uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização ilegal de medicamentos, como anabolizantes e emagrecedores. A ação, que contou com a participação de 255 equipes policiais, cumpriu 85 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão em São Paulo e outros 11 estados brasileiros.
As investigações começaram há cerca de um ano e revelaram que o grupo criminoso operava por meio de uma empresa clandestina, sem qualquer autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para produzir os medicamentos. Os produtos eram vendidos diretamente a consumidores finais, sem exigência de receita médica, o que configura grave risco à saúde pública.
Somente nos últimos cinco anos, a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões com a venda dos medicamentos falsificados.
No Estado de São Paulo, 57 ordens judiciais foram executadas em diversas cidades, incluindo a capital, Cotia, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.
Fora do estado, a operação também foi realizada nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A ação representa mais um duro golpe contra o comércio clandestino de medicamentos, que coloca em risco a saúde de milhares de brasileiros e alimenta atividades criminosas em diferentes regiões do país.