A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 19, operação para reprimir fraudes na obtenção de benefícios previdenciários especiais, tendo como alvo um escritório de intermediação de aposentadorias localizado em Barueri.
As investigações tiveram início após a constatação de que laudos técnicos apresentados por segurados junto à agência previdenciária de Boituva eram falsos. A apuração identificou um esquema de adulteração de documentos, com informações sobre exposição a ruído, períodos de insalubridade e dados de responsáveis técnicos falsamente atribuídos, utilizados em pedidos de aposentadoria.
Foram identificados também requerimentos judiciais com base em documentos fraudulentos, que contaram com a participação de advogado já investigado em outros procedimentos federais.
A 2ª Vara Federal de Barueri expediu três mandados de busca e apreensão em endereços profissionais e residenciais ligados ao grupo. Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo já apurado supera R$ 510 mil em pagamentos mensais indevidos, além de uma economia estimada em R$ 4,9 milhões com a interrupção das fraudes.