Policiais militares do 50° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) salvaram a vida de um recém-nascido de apenas 28 dias na noite do último sábado, dia 20, após ele se engasgar em uma residência no bairro Granada, em Mairinque.
A equipe da 2ª Companhia da PM, com os policiais Cb PM Bonatto e Cd PM Josias, foi acionada por volta das 22h30 por meio da central de permanência. A ocorrência indicava um bebê engasgado na Rua Oscar Oliveira Dorth.
Ao chegarem ao local, encontraram familiares desesperados na frente da residência. O pai do bebê, carregava o filho nos braços. Rapidamente, os policiais realizaram a manobra de Heimlich, conseguindo reverter o quadro e fazer o bebê voltar a respirar e chorar.
Sem perder tempo, os policiais colocaram os pais e o recém-nascido na viatura e seguiram em direção ao Pronto Socorro de Mairinque. Durante o deslocamento, no entanto, o bebê voltou a apresentar dificuldades respiratórias e entrou em estado de sonolência. Novamente, a manobra de Heimlich foi aplicada dentro da viatura, com o auxílio do pai da criança.
Uma segunda viatura, composta pelos cabos PM Oliveira e J. Ferreira, deu apoio à ocorrência, abrindo caminho no trânsito para que o trajeto até o hospital fosse feito o mais rápido possível.
No pronto-socorro, o recém-nascido foi atendido por um médico, que estabilizou as vias aéreas e restabeleceu a respiração do bebê. Segundo o profissional, a rápida resposta dos policiais foi fundamental para o desfecho positivo da ocorrência.
A atuação da Polícia Militar foi elogiada pelos familiares e pela equipe médica. O caso reforça a importância do preparo técnico dos policiais militares em situações de primeiros socorros.