O clima é de indignação entre os professores da EMEF Professor Tibério Justo da Silva, localizada no distrito de Mailasqui. Eles foram surpreendidos nesta semana com um aviso de que a Prefeitura de São Roque poderá fechar a unidade, levando todos os alunos para a nova “Escola do Futuro”.
A decisão pegou a comunidade escolar de surpresa e gerou protestos por parte dos docentes, que se dizem inconformados com a falta de diálogo e de transparência no processo. Além da mudança repentina para os estudantes, o destino dos professores permanece indefinido.
“Estamos completamente sem rumo. Trabalhamos há anos com dedicação e compromisso, e agora recebemos essa notícia de forma abrupta, sem nenhuma garantia de continuidade”, relatou um dos professores, que preferiu não se identificar.
A “Escola do Futuro” foi anunciada pela administração municipal como um modelo inovador de ensino, com foco em tecnologia e estrutura moderna.
NOTA OFICIAL DA PREFEITURA:
A Prefeitura de São Roque esclarece que à Escola Municipal Professor Tibério Justo da Silva, localizada em Maylasky, não será fechada e sim passará a atender, no próximo ano, exclusivamente a Educação Infantil. A instituição manterá o mesmo nome e passará por uma reforma em 2026, levando mais conforto, segurança e qualidade no atendimento às crianças e à comunidade escolar.
Os alunos do ensino fundamental da Escola Tibério Justo serão transferidos para a Escola do Futuro, a instituição mais moderna e tecnológica de toda a região e que irá oferecer infraestrutura de ponta e metodologias inovadoras de ensino para preparar os alunos para os desafios do século XXI.
A administração municipal destaca também que nenhum professor será demitido e que todos os profissionais efetivos da rede, incluindo os das escolas Tibério Justo e Distrito de Maylasky, poderão participar do processo seletivo para a nova Escola do Futuro.