A Sabesp está investindo R$ 2,4 bilhões até 2026 em obras voltadas à ampliação da oferta de água nas mais de 370 cidades atendidas pela companhia no Estado de São Paulo. Entre as ações previstas está a ampliação do sistema de tratamento em São Roque, além de novas estruturas em municípios como Boituva, Ibiúna e Tatuí.
As obras incluem a construção e modernização de Estações de Tratamento de Água (ETAs), integração de sistemas, implantação de novas captações e reservatórios. De acordo com a Sabesp, essas medidas já acrescentaram 1.220 litros de água por segundo à rede de abastecimento, volume suficiente para atender mais de 350 mil pessoas.
Na Região Metropolitana de São Paulo e no interior, estão em andamento obras como a revitalização do sistema Baixo Cotia, que beneficia a região oeste da Grande São Paulo, e a ampliação do Sistema Alto Tietê. Em São Roque, o investimento prevê o aumento da capacidade de tratamento de água para atender ao crescimento populacional e garantir regularidade no abastecimento.
Segundo a diretora de Operação e Manutenção da Sabesp, Débora Pierini Longo, os investimentos são estratégicos diante das condições climáticas atuais. “Vivemos o pior ciclo de chuva dos últimos dez anos e, graças às obras realizadas, conseguimos manter a regularidade no abastecimento. A gestão integrada dos sistemas é fundamental para garantir água para toda a população”, afirmou.
A companhia também informou que vem adotando medidas para reduzir perdas, como a diminuição da pressão noturna em redes da Região Metropolitana, o que gerou economia de mais de 13 bilhões de litros de água em um mês.
