A cidade de São Roque foi um dos alvos da Operação É TETRA, deflagrada na manhã desta terça-feira, pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC). A ação nacional visa desarticular facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em seis estados brasileiros.
Ao todo, 35 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos simultaneamente, incluindo um em São Roque. Também foram determinados bloqueios judiciais de bens e valores de investigados e empresas a eles ligadas, com montante estimado em R$ 35 milhões.
A operação é resultado de uma investigação iniciada em setembro de 2023, após a prisão de um foragido condenado pela Operação Trinca de Ases, que vivia com identidade falsa no interior paulista. Em abril de 2025, outro suspeito foi preso em flagrante transportando 33 quilos de cocaína, o que reforçou a linha de investigação da força-tarefa.
Durante as apurações, foi identificada uma complexa rede de pessoas físicas e jurídicas usadas para movimentar grandes quantias de dinheiro de origem ilícita, caracterizando um esquema estruturado de lavagem de dinheiro.
Além de São Roque, a operação também teve alvos em Osasco, Americana e São José dos Campos (SP), bem como em estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A FICCO/SC é formada pela Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Federal e Secretaria de Justiça e Reintegração Social daquele estado. A operação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.