São Roque participa de campanha nacional contra comércio de vinhos e espumantes ilegais

A cidade de São Roque (SP) participa da campanha “Vinho Legal”, realizada nacionalmente desde outubro do ano passado. A ação tem como objetivo alertar a população sobre os riscos à saúde e os prejuízos econômicos causados pela comercialização de vinhos e espumantes falsificados, adulterados, sem registro ou de descaminho.

Esses produtos irregulares podem conter substâncias não autorizadas, estar fora dos padrões de higiene e qualidade exigidos por lei ou até serem fabricados com ingredientes desconhecidos. A ingestão pode representar risco real à saúde dos consumidores.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), responsável pela campanha, o consumidor deve estar atento ao rótulo, selo de controle da Receita Federal, CNPJ do fabricante, origem do produto e regularidade do comércio onde a bebida é vendida. Vinhos e espumantes sem procedência confiável podem prejudicar não apenas o consumidor, mas também a cadeia produtiva nacional, com impactos diretos na economia e geração de empregos.

Além de São Roque, participam da campanha 12 grupos de produtores e instituições ligadas ao setor vitivinícola, em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A mobilização tem apoio da Receita Federal, Ministério da Agricultura e associações de produtores.

Related posts

Decisão da Justiça, promotor de eventos de São Roque Lucas Di Mário não participou de abuso em processo de acusação de estupro com pedido de arquivamento

Homem é preso em flagrante após esfaquear o próprio irmão em Sorocaba

“Cristo para Todos” reúne fé, música e famílias em Mairinque nesta terça-feira (28)