Entidades representativas do setor vitivinícola estão intensificando a campanha nacional “Vinho Legal”, que tem como foco a segurança, a qualidade e a origem dos vinhos comercializados no Brasil. A iniciativa busca conscientizar consumidores, bares, restaurantes e profissionais do setor, como sommeliers, sobre a importância de adquirir e oferecer apenas bebidas com procedência garantida.
A campanha é apoiada por diversas entidades e órgãos de fiscalização, entre eles o Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Nos últimos meses, casos de intoxicação por metanol acenderam o sinal de alerta em todo o país. As investigações indicam que bebidas adulteradas com etanol de postos de combustíveis, também contaminado por metanol, podem ter causado os incidentes. O composto químico é altamente tóxico e pode provocar cegueira, danos neurológicos e até morte quando ingerido.
Além do SindVinho-MG e da FIEMG, a campanha “Vinho Legal” também conta com a participação da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, além de sindicatos e associações de diferentes regiões produtoras, como o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque-SP).