O vereador Paulinho Juventude publicou nas redes sociais, uma montagem que gerou forte repercussão política em São Roque. Na imagem, ele compara o ex-presidente Jair Bolsonaro ao ex-vereador Cabo Jean, sugerindo semelhanças entre os dois e afirmando: “Mesma linha política, mesmo partido, mesma origem, mesmo número e a mesma situação eleitoral. INELEGÍVEL!”

A publicação acontece, após a Câmara Municipal de São Roque aprovar, na quinta-feira, 17, a cassação do mandato de Rogério Jean da Silva, o Cabo Jean, por suposto crime de racismo. A denúncia se refere a um episódio ocorrido em dezembro de 2024, quando Jean ainda exercia o mandato de vereador.

Durante uma discussão acalorada em plenário, o ex-parlamentar utilizou a expressão “suas negas” durante embate político com outro vereador. A fala foi considerada ofensiva por parte dos parlamentares, que aprovaram a abertura do processo ético e, agora, a cassação. A defesa de Jean, no entanto, alegou que a expressão não teve conotação racista, não foi direcionada à comunidade negra, e sim proferida durante um embate verbal entre parlamentares.

Na sessão de julgamento, 12 vereadores estiveram presentes. Dez votaram a favor da cassação, dois foram contra (Dani Castro e Marquinho Arruda), e três parlamentares não compareceram. A decisão será encaminhada à Justiça Eleitoral, que decidirá se Cabo Jean perderá ou não os direitos políticos, o que pode torná-lo inelegível por até oito anos.

Em nota, o ex-vereador afirmou que vai recorrer da decisão e classificou o julgamento como “político e desproporcional”.