Vereadores de São Roque aprovam em primeira discussão pagamento de décimo terceiro e férias

Como era esperado, a Câmara Municipal de São Roque, com o voto favorável de 10 vereadores, aprovou na noite de terça-feira, dia 10, em sessão extraordinária, o primeiro turno do projeto que visa o pagamento de décimo terceiro e férias para os vereadores da cidade, a partir de 2025.

O Projeto de Lei 114/2024, institui em benefício dos agentes políticos e detentores de mandato eletivo no âmbito da Estância Turística de São Roque o 13º (décimo terceiro) subsídio e as férias anualmente remuneradas.

Também foi aprovado nesta sessão, o projeto 81/2024, de Proposta de emenda à lei orgânica, sobre o mesmo assunto.

Votaram contra os dois projetos os Vereadores Cabo Jean, Marquinho Arruda, Alexandre Veterinário e Clóvis da Farmácia. 

Os Vereadores que votaram favoráveis, destacam que: “Décimo terceiro salário, férias e adicional de férias são direitos sociais fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e garantidos a todos os trabalhadores urbanos e rurais (art. 7º, VIII e XVII). Embora os agentes políticos do município (Prefeito, Vice-Prefeito, secretários municipais e vereadores) possuam regime jurídico próprio e sejam remunerados “exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória” (art. 39, § 4º, da Constituição da República), não estão impedidos de terem direito ao décimo terceiro salário, às férias e ao adicional de férias”.

Um dos contrários a proposta, o Vereador Cabo Jean, por meio das suas redes sociais, lamentou a aprovação, dizendo que a cidade precisa melhorar muito saúde, e em outras áreas, ao invés de gastar com privilégios para vereadores. Marquinho Arruda também se manifestou, dizendo que está aprovação fere o campo judicial, uma vez que qualquer alteração em ano eleitoral, deve ocorrer antes da eleição, como manda a Lei, e que entrará com ação sobre este fato. 

A segunda discussão do projeto, deve ocorrer em nova extraordinária, desta vez de forma “on line”, uma vez que a maior parte dos Vereadores aprovou mudança no regimento interno, permitindo esta ação. 

Related posts

Polícia Rodoviária recupera celular roubado na Raposo Tavares em Cotia prende suspeito por receptação

Carreta fica instalada embaixo de viaduto em São Roque

PM recupera moto furtada e prende homem por receptação e falsificação em Vargem Grande Paulista