Comércio investe em trajes típicos e artigos temáticos; expectativa é de, pelo menos, 10% de aumento nas vendas em 2025
O mês de maio chegou ao fim, e você sabe o que isso significa, né? As festas juninas chegaram, e com tudo! Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa, neste período, a projeção de aumento nas vendas para 2025 é de 42% no setor de vestuário e 30% no setor de artesanato no Sudeste do Brasil.
No interior de São Paulo, o clima de arraiá já roubou a cena das vitrines há algumas semanas, e os lojistas estão otimistas com o impacto positivo deste movimento na economia.
O comércio se preparou para a temporada junina, com o abastecimento das prateleiras com trajes típicos e artigos temáticos. Segundo Juliana Batista Madureira, diretora de compras da Papelaria e Livraria Pedagógica, em Sorocaba (SP), a expectativa da loja é de um aumento de 10% nas vendas. Para atender a demanda, ela conta que o planejamento antecipado foi o grande diferencial para conseguir boas negociações que resultam em preços mais atrativos.
“Já garantimos o estoque de materiais e podemos observar um movimento maior na loja em relação à procura de artigos juninos, até porque algumas escolas, por exemplo, já começam as comemorações no fim de maio”, conta.
Juliana menciona que, neste ano, o público pode esperar ainda mais opções, pois o estabelecimento investiu em modelos de vestimentas que atendem os mais variados perfis de corpos e também na variedade de acessórios, como chapéus de palha e de cowboy; laços; gravatas; lenços; tiaras; entre outros.
“Estamos com uma gama de variedades maior. Tipos diferentes de vestidos, saias e até croppeds”. E os meninos não ficam de fora: “Temos muitas opções de camisas xadrez e ainda é possível encontrar caracterizações nordestinas, como de cangaceiros”, destaca.
Essa variedade se estende para o setor de decoração, que é muito forte na papelaria. “Temos várias opções, desde as tradicionais bandeirinhas e fogueiras decorativas até os itens cartonados com escritas e demais materiais para montar cenários ‘instagramáveis’, decorar vitrines e outros espaços, como estabelecimentos e escolas. Nesse ano, também trouxemos plaquinhas divertidas para tirar fotos”, finaliza a diretora.