Hipopótamo passa por tratamento dentário no Zoológico de Sorocaba

Yuri, o macho de hipopótamo (Hippopotamus amphibius) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, passou por tratamento dentário. O manejo foi programado após a equipe identificar mobilidade e dor em um dos dentes incisivos.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoos da América Latina. Além do bem-estar animal, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, formada por tratadores de animais, biólogos e médicos-veterinários de diferentes especialidades, como odontologista e anestesiologista, o animal foi anestesiado, para sua segurança e de todos os envolvidos.

Após a realização de raios-x, feito por meio do condicionamento operante, foi identificada a necessidade de extração do dente incisivo. Também foi detectada a necessidade da remoção de um pré-molar e o desgaste preventivo do canino inferior esquerdo.

Por fim, Yuri passou apor check-up geral, no qual foram realizados os devidos procedimentos clínicos e a coleta de material biológico para exames laboratoriais.

Yuri é o morador mais antigo do parque, com aproximadamente 54 anos de idade. Chegou ao Zoológico de Sorocaba em 1976, com idade estimada de cinco anos. Mesmo sendo um animal idoso, ultrapassando a longevidade esperada para a espécie, está em bom estado geral de saúde, como atestado pelos exames recentes.

Os hipopótamos são originários da savana africana, habitando áreas com curso d’água. São animais semiaquáticos, passando submersos a maior parte do tempo – conseguem permanecer até 5 minutos sob a água. Alimentam-se, principalmente, de pequenos brotos e gramíneas, chegando a consumir até 40 quilos por dia. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), está ameaçado de extinção na categoria Vulnerável.

Além de Yuri, o Zoológico conta com a presença de Yara, uma fêmea de aproximadamente 53 anos. Eles podem ser visitados no “Quinzinho de Barros” de terça a domingo, das 9h às 17h.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Related posts

Crânio humano, podendo ser de criança, é encontrado dentro de sacola em cemitério de São Roque

Mais de 700 pinguins são encontrados mortos no litoral sul de São Paulo

Polícia prende homem com “tabletões” de maconha em Araçariguama