A Polícia Civil de Sorocaba prendeu, na terça-feira (7), um homem suspeito de falsificar documentos públicos. A ação, conduzida pelo 3º Distrito Policial, ocorreu no bairro Jardim Zulmira e cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.
A investigação apura um esquema de falsificação e venda de atestados médicos na região. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito seria o principal responsável pela produção dos documentos falsos e integrava uma rede que atuava em Sorocaba e outras cidades próximas.
Os atestados eram vendidos por cerca de R$ 35 por dia de afastamento. Um documento com 10 dias, por exemplo, custava aproximadamente R$ 350. Os compradores chegavam até o suspeito por meio de indicações e informavam o período desejado, o tipo de doença e a unidade médica. Com essas informações, o homem criava o atestado utilizando nomes e CRMs de médicos reais, encontrados na internet, e falsificava a assinatura.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais apreenderam mais de 400 atestados falsos referentes a unidades de saúde de Sorocaba, Votorantim e Guarulhos, além de um celular e um notebook usados na fabricação dos documentos.
O suspeito foi levado ao 3º Distrito Policial, onde teve a prisão em flagrante confirmada pelo crime de falsificação de documento público. Ele permanece à disposição da Justiça.
As investigações continuam para identificar outras pessoas que possam ter participação no esquema.